4any1 - Notícias
Regras para Correr uma Maratona - corrida
07/03/2022
Regras para correr uma Maratona
Paciência
“Por que tanta pressa?”. Essa é a pergunta campeã de audiência que faço, nos últimos anos, para vários corredores. A intenção da questão é levar iniciantes a pensar nas consequências de enfrentar uma maratona a curto prazo e de avançados a diminuir o número de provas.
Dentro dos meus princípios, antes da maratona qualquer iniciante deve ter paciência e passar por um ano de treinos. Ainda assim, como pré-requisito, mulheres devem completar 10k em 70 minutos e homens em 60 minutos. Só então começar treino específico para os 42,195k que dura de 6 a 8 meses. Ao todo, esse processo levará cerca de 18 meses. Já os corredores experientes devem refletir se vale a pena por em risco sua saúde ao correr mais de duas maratonas por ano, além de outras distâncias.
Não é só correr por correr, acredito que encontramos qualidade de vida nos treinos e nas competições. Por isso, é importante ter consciência de como nos relacionamos e sentimos em todo o processo para estar bem preparado e curtir os 42km. Com isso em mente, correrá a maratona sem ter problemas e continuará motivado para novos desafios. Completar essa distância não é tão simples e envolve série de variáveis que devem ser respeitadas para minimizar erros mais comuns. Gostaria de abordar alguns deles.
Evite
- Milagre: Em várias revistas já encontrei sugestões de programas para maratonas que duram de 4 a 6 meses, mesmo para iniciantes. Sou totalmente contra. Pode ser possível completá-la, mas o preço a pagar custa caro. As chances de prejudicar o organismo com lesões aumentam exponencialmente. Quando isso ocorre, é normal ficar parado por meses após a prova ou até mesmo desistir de correr para sempre
- Tempo: Não concordo com corredores que fazem tempo superior a 5 horas. Isso corresponde a um ritmo de mais de 7 minutos por quilômetro. É praticamente um trote ou uma caminhada rápida. Além disso, a eficiência mecânica praticamente não existe, acelerando fadiga precoce e lesões. Sei bem a felicidade de cruzar a linha de chegada em uma maratona, mas depois de 5 horas a prova parece mais um campo de guerra.
- Viagens: São ótimas, mas cuidado para não torná-la uma armadilha. O corredor percebe que não está bem treinado, mas é difícil desmarcar, pois já comprou passagem, reservou hotel, pagou inscrição e comunicou amigos e familiares de sua participação na prova. Se for uma maratona internacional, ainda existe também a maratona de compras, antes da prova, uma tragédia.
- 10K para treinar: Não me convence o papo de correr provas de 10k para treinar no final de uma programação para maratonas. Mesmo sendo prova de resistência, nos 10km existe um componente de velocidade que põe a perder o que já foi conquistado na programação dos 42k. Prefiro que se corra uma ou duas meia maratonas para se adaptar gradativamente à distância e adquirir noção de ritmo, antes de sua primeira maratona ou até mesmo para iniciantes.
Avançados, cuidado!
Corredores experientes também devem ficar atentos. Se possuem rotina pesada de treinamentos e provas em excesso, cuidado com o burnout, palavra que no meio esportivo significa um esgotamento psicológico e físico. As consequências são alterações no estado emocional e fisiológico. Repare nos batimentos cardíacos, excesso de suor e disfunções digestivas. Uma das principais formas de perceber o burnout é analisar se uma atividade, que antes gerava satisfação e prazer, hoje gera sentimentos opostos ou excessivo cansaço. Se isso ocorre, reorganize o programa e reflita se vale a pena tantas maratonas em curto espaço de tempo.
Como escolher?
Além de se acostumar com distância e ritmo, optar por uma ou duas meia maratonas antes dos 42k é ideal. Terá mais argumentos na escolha da maratona que se encaixa melhor com seu perfil, pois há muitos fatores a serem considerados como, por exemplo, época do ano, clima, altimetria e tempo para treinar, entre outros.
Conversar com seu treinador, a pessoa que melhor conhece suas aptidões físicas, também é aconselhável. E após escolhida a prova, ele irá adaptar a planilha para que seu desempenho máximo coincida com a data da competição. Portanto, tenha paciência. Correr maratona deve ser prazeroso antes, durante e depois. Não faça dela uma batalha.
dúvidas e sugestões aulus@4any1.com.br