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"O mito da massagem pós treino" - corrida
15/02/2022

O mito da massagem pós-treino Por Aulus Sellmer Por que muitos corredores realizam sessões de massagem após um treino, seja intervalado ou longo? O principal motivo para justificar a massagem é o auxílio na remoção de acido lático instalado nos músculos, que causariam as dores pós-treino. Assim, acelerar o processo de recuperação para encarar o próximo treino “mais inteiro”. Ao praticar qualquer atividade física, o organismo produz o ácido lático, que podemos comparar a uma sujeira que se acumula nos músculos. Dentro de 48 até 72 horas o próprio organismo faz uma limpeza natural, porém a massagem poderia acelerar esse processo de remoção do ácido lático com movimentos fortes, contínuos repetidos, especialmente, nos músculos mais utilizados pelo exercício. A massagem traz diversos benefícios, como relaxamento dos nossos músculos, ajuda em determinadas lesões musculares e a sensação de bem-estar e combate ao estresse. Entretanto, não acelera a remoção da acidose após um treino e nem recupera os músculos mais rapidamente. É também errado pensar que o ácido lático é responsável pela dor. A confusão na verdade é que a dor pode ser causada pelo exagero na intensidade do treino, ou seja, quando passamos do nosso limiar anaeróbio. Isso, sim, origina um acúmulo excessivo de ácido lático nos músculos. Algumas vezes, o corredor se sente obrigado a interromper o treino. A Cobaia Mesmo com diversos estudos apontando que a massagem não acelera esse processo de remoção do ácido lático, resolvi comprovar em mim mesmo. Isto é, já que tenho um lactímetro, aparelho que mede a concentração de ácido láctico no organismo, decidi ser a cobaia. O teste foi bem simples. O plano consistiu em, num período de duas semanas, correr nos mesmos horários, percurso e intensidade, 20km com 7 dias de diferença para cada treino. Também me preocupei em realizar uma dieta idêntica. A intensidade escolhida foi um pouco acima do valor do meu limiar anaeróbio, pois só assim realmente poderia ter uma concentração de ácido lactico significativa. Confesso que não foi tarefa fácil, mas consegui. A medição do meu ácido lático foi feita no início e no final dos treinos e no início e no final da massagem. Na outra semana, realizei o mesmo procedimento de treinos, alimantação e medição, só que desta vez não chamei o meu massagista. Fiz somente uma sessão de alongamentos após os 20km. Com massagem ou sem massagem os valores da concentração de lactato praticamente não mudaram em todas as medidas, comprovando o grande volume de estudos que há na literatura esportiva. Massagem pós-treino não acelera a remoção da acidose produzida pelo exercício em nossos músculos fadigados. Portanto, também não acelera o processo de recuperação. O processo de remoção do ácido lático ocorre naturalmente no organismo e a massagem não acelera a saída dessas substâncias pelo fato desmanchar os nós musculares e aumentar a irrigação sanguínea. Os estudos também apontam que a massagem não substitui o desaquecimento e muito menos o alongamento, que tem a função de restaurar o comprimento original do músculo, preparando toda a musculatura para o próximo treino. Sim, a massagem é benéfica Vale ressaltar que a massagem é muito benéfica. Porém, não pode ser creditada para algo onde ela não atua. Sessões de massagem trazem a sensação de relaxamento, bem-estar e ajudam em determinadas lesões musculares. E nada melhor do que uma boa massagem após um dia estressante, não? E fique atento aos tipos de massagens. No meu caso, gosto muito das massagens bem fortes, que tiram nódulos musculares e causam um pouco de dor durante a sessão. Mas isso não significa que seja a melhora para você. Portanto, tenha paciência. Não tente acelerar o processo de recuperação após seu treino com sessões de masssagem. Seu próprio organismo já faz esse serviço para você. Caso sinta muitas dores, repense com seu treinador a intensidade dos treinos ou simplesmente reflita se seus limites estão sendo respeitados. Afinal de contas, a atividade física deve trazer benefícios para nosso corpo e também para termos qualidade de vida. E se você faz massagens regularmente, não pare. Continue com suas sessões e bons treinos.

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