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Pé Grande de corredor - Geral
12/07/2021

Pé grande de corredor – por Aulus Sellmer Sempre tive sérios problemas para encontrar um tênis do meu tamanho no Brasil. Meu número é 45 e praticamente não existe por aqui. Sempre tenho de aproveitar uma viagem ao exterior. É uma pena que as marcas esportivas não deem atenção para uma numeração maior, como em outros países. O último número aqui seria 44 e são poucos os modelos disponíveis. Sempre encontro muitos corredores com o mesmo problema, mas essa dificuldade não me faz desistir de correr, tendo a esperança que um dia nós, corredores de pé grande, tenhamos mais opções de modelos e numerações em nosso País. Contudo, não é só isso que temos de estar atentos. Depois de conseguir encontrar um tênis do tamanho correto, ainda precisamos pensar em performance. Estudos mostram que quanto maior a concentração de peso nas extremidades do corpo, maior será a demanda aeróbia. Isso significa que pés maiores pesam mais e podem, sim, atrapalhar a corrida. Será que isto é verdade? Em alguns estudos que li pesquisadores comprovaram que se você adicionar 1kg de peso corporal próximo de seu centro de gravidade, a sua eficiência mecânica na corrida pode ser reduzida a 1%. Se você acrescer este mesmo 1kg aos seus pés, a eficiência seria reduzida em 10%. Vamos a um exercício de matemática. De acordo com o estudo que li de Roger Kram, professor de fisiologia integrativa na Universidade do Colorado, nos EUA, um pé humano masculino pesa, em média, 1.000 gramas. A cada número de calçado, adiciona-se 100 gramas, que equivale a cerca de 3% a 4% na perda de eficiência na corrida. Portanto, para quem tem pés grandes é importante pensar em comprar modelos leves. Calçados pesados chegam a 800 gramas o par – e isto de acordo com o estudo prejudica e muito o desempenho. Se você é um corredor de provas mais longas e muito competitivo, essa diferença pode ser crucial na busca por resultados melhores. Pode parecer exagero, porém ainda há outros cuidados com os pés que influenciam no seu desempenho – e isso vale para qualquer tamanho. Lavar os pés diariamente para remover bactérias, enxaguando entre os dedos, principalmente, após sua atividade física. Fungos, como o pé de atleta, podem interromper seus treinos e ninguém quer isso. Jamais treinar sem meia, pois o calor e o atrito da pele com o tênis vão trazer bolhas. As unhas devem ser cortadas bem retas para impedir que elas encravem; não arredondando os cantos. Os cantos das unhas com o atrito e a pressão do tênis podem gerar infecção. Por último, procure não usar o mesmo tênis todos os dias. Eles precisam descansar, principalmente a sola intermediária confeccionada com uma material conhecido como EVA, que possuí várias bolinhas de ar, responsáveis por uma distribuição de impacto mais uniforme. Portanto, a mensagem deste mês é basicamente prestar mais atenção para a parte do corpo responsável por sustentar todo o seu peso. Tenho certeza de que, independentemente do tamanho dos pés, sua corrida será ainda mais prazerosa.

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