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4any1 - Notícias

Treino HIIT - Geral
24/03/2020

Nós corredores já sabemos que para aprimorar o nosso programa de corrida não podemos deixar de fortalecer nossos músculos para ter a força necessária na distribuição deo impacto quando corremos e assim ficar longe das lesões. Hoje temos muitas opções de como realizar este fortalecimento. Desde a famosa musculação com máquinas como o pilates, ginástica funcional, croosfit, exercícios localizados etc. Força é uma capacidade física muito importante e certamente e parte integrante do seu vigor físico. Força muscular, na definição de estudiosos, é a quantidade de esforço que um grupo de músculos pode exercer. Já o conceito de vigor vai um pouco mais ‘a frente, pois combina força e velocidade. Vigor é a capacidade de mover um objeto a certa distância em um determinado intervalo de tempo. Como vemos qualquer atividade feita com mais autoridade, força e sempre respeitando seus limites pode trazer mais resultados. É fundamental em sua corrida que pratica ter um músculo rápido e mais forte. Além de ganhar mais velocidade, você se torna mais resistente a lesões, cansa menos, suporta trabalhos mais intensos e tudo isto sem nenhuma relação com a sua idade ou genética. Com tantos compromissos profisssionais, às vezes, achamos melhor nem treinar devido ao tempo escasso. Porém, 20 minutos podem se tornar preciosos em nosso treinamento de musculação para complementar nosso treino de corrida. A grande alternativa é o HIIT, treino que invadiu as academias nos EUA e, agora, também está nas academias de São Paulo. HIIT significa High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade. São aulas com duração de 20 minutos, que alternam exercícios de alta intensidade e curta duração com exercícios menos intensos, onde é possível se recuperar e se preparar para a próxima sessão de exercícios intensos. Essas aulas são parecidas com o famoso crossfit, mas com uma duração bem menor. O tempo de duração do HIIT é uma excelente maneira de maximizar um treino que é limitado no tempo. Estes exercícios intensos curtos proporcionam melhor capacidade e condição atlética, melhora o metabolismo e a queima de gordura e dependendo da escolha dos exercícios pode ajudar na sua corrida O treino Uma sessão de HIIT muitas vezes consiste em um período de aquecimento, seguido de 3 a 10 repetições de exercícios de alta intensidade, separados por exercício de média intensidade para a recuperação, terminando com um período de desquecimento. O exercício de alta intensidade deve ser feito próximo ao esforço máximo. O exercício de média intensidade deve ser cerca de 50%. Não existe uma fórmula específica para o HIIT. Dependendo do nível de desenvolvimento cardiovascular, a intensidade de nível moderado pode ser tão lento como caminhar. Em 20 minutos de aula é possível queimar mais de 300 calorias, além de melhorar a condição aeróbia e anaeróbia e ganhar vigor físico, capacidade muito importante para a corrida e qualquer atividade física que venha a praticar. Aprovado Não podia deixar de testar o HIIT e, em minha avaliação, é necessário ter uma boa base física com músculos fortalecidos. Os resultados são expressivos. Hoje treino menos. Este menos é mais, com certeza. Estou mais forte, com menos riscos de lesões e mais confiante. Recentemente, fiz uma expedição ao acampamento-base do Himalaia, a cadeia montanhosa mais alta do mundo. Realizei uma média de 20km por dia em trilhas a mais de 5 mil metros de altitude, com uma mochila com mais de 10kg nas costas. No mês que vem, teremos a Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina – volto aqui para contar o resultado. É claro que o meu objetivo é terminar a prova muito bem e com a metade do volume e tempo que treinava antigamente. Tudo isto graças a novas teorias do treinamento que surgem sem parar em nossas vidas. Já abordei aqui nesta coluna um livro também americano que mostra esta tendência de treinar menos, dando prioridade para a intensidade em relação ao volume de treino que se chama “The First 20 minutes”, os primeiros 20 minutos, da escritora Gretchen Reynolds. Li várias vezes e hoje não tenho como escapar desta nova rotina de treinos durante a minha semana. Com tantos compromissos profisssionais, as vezes achava que era melhor nem treinar as sessões de musculação, mas hoje 20 minutos podem se tornar preciosos em meus futuros objetivos. Bons treinos! Aulus Sellmer

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